Banner - anuncie aqui

Como descobrir e incentivar talentos em crianças?

  

A curiosidade desenvolve o talento. E curiosidade a criança tem de sobra. É uma característica infantil que move os pequenos a desbravarem tudo ao seu redor. E você já percebeu como as crianças, especialmente as mais pequenas, não se importam em falhar? É assim em todas as fases do seu aprendizado. Tentam repetidas vezes até conseguirem.

Se seu filho já não é mais um bebê, deve se lembrar que foi assim quando aprendeu a engatinhar, andar e falar. Acontece que com o tempo - e as frustrações - as crianças aprendem a ir desistindo de persistir nas conquistas. Você conhece algum pequeno que começa várias atividades e não passa muito tempo em nenhuma? É aí que entra o papel dos pais, incentivar o melhor em seus filhos.

Não deposite suas expectativas


É muito comum que um pai que goste de futebol deseje o mesmo para seu menino. Mas a primeira coisa que os pais devem entender é que mesmo que gostem de certa atividade, não podem esperar ou exigir dos filhos que eles gostem também. Olhar para a criança como um ser único e respeitar sua individualidade é essencial. Não depositar sua expectativa é o primeiro passo para conseguir extrair o que há de melhor na criança.

Fique atento em seus interesses


Quando os pais não criam expectativas, eles se abrem para perceber os interesses do filho. O que deixa a criança feliz? Qual atividade ela passa mais tempo concentrada? Tem algo que ela demonstre mais facilidade? Pode ser que seja enquanto desenha traços mais bonitos do que a média da sua idade, quando tem facilidade em extrair um som melhor de um instrumento ou ainda quando demonstra movimentos mais fluídos enquanto dança. Toda criança tem uma predisposição para uma atividade, atente-se para identificar aquele que pode ser o talento do seu filho.

Crie um ambiente favorável


Ter contato em casa de maneira lúdica com aquele que pode ser seu talento é essencial para o desenvolvimento sadio da habilidade. Seu filho demonstra interesse pela música? Ao invés de já sair matriculando a criança em uma aula de instrumento, ofereça recursos para que, aos poucos, ela tenha tudo que precisa para desenvolver essa habilidade. Permita que seus filhos tenham a possibilidade de brincar com os sons. Você pode presenteá-lo com instrumentos de brinquedo para começar. O teclado infantil, por exemplo, é uma opção interessante para diversas idades. Existem modelos para bebês, que chamam atenção pelas cores e sons, e também modelos menores que um teclado tradicional, para crianças maiores que podem extrair melhor os recursos do instrumento. Você pode aproveitar diferentes datas comemorativas para apresentar outros instrumentos da mesma forma, ludicamente.

Incentive e encoraje, mas não force a barra


Percebida uma possível habilidade, é hora de incentivar e encorajar a criança. Mas tenha em mente que ela vai errar inúmeras vezes. Esse sentimento vai causar frustração e, como pai ou mãe, você pode acolher. Explique que errar faz parte do processo para se tornar cada vez melhor naquilo e nunca desmereça algo que deu errado. Não crie muito foco na atividade e quando a criança demonstrar cansaço, dê tempo e espaço para que ela volte para aquele prazer quando estiver pronta.

Seja exemplo de positividade e perseverança


Agora faça uma autoanálise. Como você reage quando está frustrado? Não adianta exigir dos filhos algo que não somos capazes de fazer. A psicóloga infantil, Sofia Vargas, explica que a criança aprende através do exemplo. “Se os pais desejam que perseverança seja uma das qualidades dos filhos precisam demonstrar isso nas suas atitudes também. É o comportamento do adulto que molda o da criança através do convívio”, finaliza.

Por Agência Miséria
Miséria.com.br

Postar um comentário

0 Comentários