Banner - anuncie aqui

análise

Ânimos se exaltam no PT cearense por conta de aliança com os Ferreira Gomes


Da esquerda para a direita: José Airton Cirilo, Luizianne Lins, Camilo Santana e José Guimarães (Fotos: Reprodução/Redes Sociais)
Em 30/01/2022 às 08:00
De há muito, o Partido dos Trabalhadores (PT) no Ceará vem deixando escapar que a aliança com a família e grupo político Ferreira Gomes não é um consenso no diretório estadual. Os deputados federais Luizianne Lins e José Airton e o estadual Elmano de Freitas lideram a corrente que defende um rompimento com os FGs. Ivo e Ciro Gomes vêm intensificando os ataques a Lula, maior figura do partido.

Na última quinta-feira (27), a ala que defende o rompimento deixou um recado claro. O diretório estadual do partido realizou a plenária "PT lá e cá". José Airton, Luizianne Lins e Elmano de Freitas estiveram presentes.

Na plenária desta quinta-feira (27), José Airton falou que o PT é “segregado” no governo Camilo. "Portanto, companheiros, eu fico imaginando, se dentro do governo do PT nós somos excluídos, somos segregados, imagine no governo do PDT no Estado do Ceará como aconteceu nos oito anos de governo do Cid Gomes", afirmou.

Airton também criticou a postura de Camilo diante da campanha a presidente de Fernando Haddad em 2018. "Nós não sabemos como ele vai se comportar, ou vai se comportar como aconteceu na campanha do Haddad, que ficou neutro?".

Camilo Santana é velho aliado dos irmãos Ferreira Gomes, e defende a manutenção da aliança, como prefere o deputado federal José Guimarães. Na campanha de Luizianne Lins à Prefeitura de Fortaleza em 2020, o governador até esteve com sua imagem no material de campanha da ‘loura’, mas não se empenhou significativamente pela correligionária, o que causou mais mal estar, agora evidenciado em plenárias como essa.

Em evento de inauguração do Centro Integrado Multifuncional (CIM) do Corpo de Bombeiros, em Fortaleza, Camilo mandou outro recado: “Isso é cegueira política. O que precisamos é construir consensos e pensar na defesa da democracia e fazer com que o Ceará siga no rumo de reduzir desigualdades, investir na educação, combater a criminalidade e principalmente proteger as pessoas que mais precisam. Então lamento e, felizmente, a imensa maioria do partido não pensa dessa forma”.

O caldo deve engrossar ainda mais. Ciro Gomes não volta atrás nos ataques a Lula. As pesquisas que vêm o colocando em quarto lugar deixam o FG cada vez mais desesperado. Camilo e Guimarães devem continuar se empenhando pela manutenção da aliança, assim como Airton, Luizianne e Elmano pelo rompimento. A opinião de Lula deve valer. O tabuleiro deve estar montado em julho deste ano. Quem viver, verá.

Por Alan Clyverton
Miséria.com.br

Postar um comentário

0 Comentários