No Ceará, novas parcerias são firmadas para prevenir crimes contra população LGBTQIA+
Foto: Ascom SSPDS
Em 16/02/2022 às 08:45
Nesta terça-feira (15), a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), por meio do Batalhão de Policiamento de Prevenção Especializada (BPEsp) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), firmou uma parceria institucional com o Centro Estadual de Referência LGBT+ Thina Rodrigues. A ação tem foco na prevenção à violência contra a comunidade LGBTQIA+. O acordo foi firmado na sede da SSPDS-CE, em alusão ao Dia Estadual e Municipal de Enfrentamento à Transfobia.
De acordo com a SSPDS, ficou acordado uma cooperação que trata do encaminhamento de denúncias recebidas pela instituição de acolhimento, para o Batalhão Especializado. As vítimas de violência que procurarem pelo Centro Estadual serão acompanhadas individualmente por composições de policiais militares especializados no atendimento humanizado a grupos vulneráveis.
O major da PMCE, Messias Mendes, comandante do BPEsp, afirmou que tudo o que queremos é impedir que os crimes aconteçam. Com essa articulação, podemos conhecer e acolher essa vítima, compreender sua vulnerabilidade e direcionar possíveis alternativas, reduzindo as chances de novos episódios de violência, destaca.
Durante a reunião, de acordo com a SSPDS, foi formado o Observatório Cearense dos Crimes Correlatos por LGBTQIAPNfobias, que deve ser composto por representantes da SSPDS-CE e suas vinculadas, com objetivo de monitorar crimes e emitir relatórios sobre investigações criminais referentes à comunidade. O grupo deve, ainda, estudar aperfeiçoamentos nas ações adotadas pela Secretaria. A portaria foi assinada pelo titular da SSPDS-CE após a reunião e foi encaminhada para publicação no Diário Oficial do Estado.
O Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), através da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), formou somente em 2021, 1.308 servidores que participaram da disciplina Atuação dos Profissionais da Segurança Pública Frente a Grupos Vulneráveis. Em janeiro de 2022, 105 alunos da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) também iniciaram a formação.
As denúncias relacionadas aos casos de violência contra pessoas LGBTQIA+ podem ser feitos pelo Disque-Denúncias da SSPDS-CE, por meio do 181. O sigilo e o anonimato são garantidos. O registro pode ser feito também na Delegacia Eletrônica, aqui.
Por Yanne Vieira
Miséria.com.br
0 Comentários