Banner - anuncie aqui

Nesta quinta, 30

Trans e travestis recebem novas certidões de nascimento em mutirão realizado no Cariri


Foto: George Wilson
Em 30/06/2022 às 15:00
A Defensoria Pública Geral do Ceará (DPCE) promoveu nesta quinta-feira (30), o Transforma, primeiro mutirão de mudança dos documentos de pessoas trans e travestis da DPCE. No Cariri, a cerimônia de entrega das certidões ocorreu no Centro Universitário Paraíso (UNIFAP), em Juazeiro do Norte e contemplou inicialmente 26 pessoas da região.

Para a defensora geral Elizabeth Chagas,a mudança é um direito “ter na certidão de nascimento um nome e um gênero com o qual se identifica é um privilégio de pessoas cis, diante de toda a dificuldade que pessoas trans e travestis enfrentam para terem esse direito assegurado. Nós pensamos neste mutirão exatamente para encurtar o caminho, muitas vezes burocráticos, para essas populações se enxergarem em algo tão básico que é a própria existência”, afirma.

A ação acontece em alusão ao Dia do Orgulho LGBTQIA+, celebrado mundialmente no dia 28 de junho. No Cariri, o mutirão é fruto de parceria entre a Defensoria e a Corregedoria Geral de Justiça do Ceará (CGJ), e foi promovido pela UNIFAP, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) de Juazeiro do Norte.

Na oportunidade, participaram da entrega das certidões os representantes da Casa da Diversidade Cristiane Lima, Associação Cearense de Diversidade e Inclusão, Fórum Nacional de Travestis e Transexuais Negras e Negros, Associação Beneficente Madre Maria Villac e a Associação de Defesa, Apoio e Cidadania dos Homossexuais do Crato e Região do Cariri.

Quem não se inscreveu na iniciativa para receber a nova certidão de nascimento durante a solenidade, poderá buscar a Defensoria para novas solicitações.

Por Yanne Vieira
Miséria.com.br

Postar um comentário

0 Comentários