Foto: Reprodução Polícia Militar do Meio Ambiente |
A Polícia Militar do Meio Ambiente recuperou, nesta quarta-feira (27), 19 fósseis encontrados em pedreiras, em Santana do Cariri. A ação aconteceu durante uma fiscalização de combate à comercialização ilegal de fósseis. De acordo com a polícia, o material foi entregue de forma espontânea por trabalhadores das pedreiras, e por isso não se trata de uma apreensão.
As peças fósseis são referentes a 14 peixes, quatro plantas e um inseto ainda não identificado. Os materiais foram entregues ao Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, em Santana do Cariri.
O combate ao tráfico de fósseis na região do Cariri é realizado em parceria com o Museu de Santana, a Universidade Regional do Cariri (URCA), e o Batalhão de Polícia do Meio Ambiente.
A região é considerada uma das mais ricas do mundo em fósseis e por isso é alvo de ações ilegais que envolvem a retirada de peças da região, como é o caso do fóssil do dinossauro Ubirajara jubatus, retirado da Bacia do Araripe de forma questionável, mas que deve voltar em breve da Alemanha para o Brasil.
Desde 1942, os fósseis são considerados patrimônio da União e são protegidos por lei, sendo proibida a retirada e exportação desses materiais do país sem a autorização da Agência Nacional de Mineração (ANM).
Por Yanne Vieira
Miséria.com.br
0 Comentários