VI Semana de Jornalismo do Cariri debate impacto das fake news na democracia
Foto: Reprodução
Em 14/10/2022 às 15:20
Na próxima terça-feira (18), a Universidade Federal do Cariri (UFCA) reúne jornalistas, estudantes, professores e pesquisadores para discutir os impactos das fake news nas eleições e na democracia.
O momento faz parte da programação da VI Semana de Jornalismo do Cariri e tem abertura prevista para às 18h30 no auditório do Campus Juazeiro do Norte. O evento segue com inscrições abertas até este domingo (16).
Com o tema Mídia e Democracia, a VI Semana de Jornalismo do Cariri acontece de forma gratuita e tem suas atividades abertas ao público em geral. O evento segue até o próximo dia 21 de outubro.
Além das mesas-redondas, a programação contará com programação cultural e oficinas gratuitas. Para participar do evento não é necessário ser estudante da UFCA nem pagar qualquer taxa. As vagas, no entanto, são limitadas e a emissão de certificados dependerá do comparecimento às atividades.
Confira a programação completa
TERÇA-FEIRA, 18 DE OUTUBRO
Mesa: Mídia e Democracia
Mediadora: Profa. Lígia Rodrigues (UFCA)
Debatedoras:
Helena Martins (UFC)
Doutora em Comunicação Social pela Universidade de Brasília (UnB, 2018), com período sanduíche no Instituto Superior de Economia e Gestão (Iseg) da Universidade de Lisboa. É professora do curso de Comunicação Social Publicidade e Propaganda da UFC e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC. É editora da Revista EPTIC. Coordenadora do Telas Laboratório de Pesquisa em Políticas, Tecnologia e Economia da Comunicação.
Ana Regina Rêgo (Presidenta da Rede Nacional de Combate à Desinformação)
Professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), pós-doutora em Comunicação e Brasil). Com estudos sobre História, Historicidades, Memória e Narrativas da Comunicação e Jornalismo e, por último, tem se dedicado ao fenômeno da desinformação em perspectiva histórica e atual. Publicou recentemente, junto com a professora Marialva Barbosa, o livro A Construção Intencional da Ignorância: o mercado das informações falsas.
Tamiris Tinti Volcean
É jornalista, pedagoga, professora e pesquisadora. Mestra em Comunicação e Doutoranda em Literatura pela USP. Atualmente lidera o Aletheia Fact, um movimento para a democratização do fact-checking no Brasil, que faz a verificação de discursos e dados para combater a desinformação e a propagação de fake news. Todo conteúdo da plataforma é realizado por voluntários e distribuído de forma livre e gratuita.
QUARTA-FEIRA, 19 DE OUTUBRO
Mesa: Jornalismo Político: fronteiras e questões éticas
Mediador: Prof. Edwin Carvalho (UFCA)
Debatedores:
Bruna Vieira (Sindjorce)
É jornalista formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com mestrado em Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente é delegada regional do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (SINDIJORCE). Atuou como repórter, produtora, editora e âncora em rádio, TV, impresso e digital. Vencedora dos prêmios SBR Pfizer (2019, 2017 e 2016), Fenacor (2016) e Criança PB (2015). Autora de Mães na dor: mulheres órfãs de filhos.
Érico Firmo (O Povo)
Jornalista, colunista de Política e editor no jornal O Povo.
Luciana Fernandes Veiga (UniRio)
Mestre e doutora em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro. Estágio pós-doutoral na Universidade da Califórnia, Irvine, 2013. Professora titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO, atuando no curso pós-graduação e de graduação em Ciência Política.
QUINTA-FEIRA, 20 DE OUTUBRO
Mesa: Perseguição, violência e ataques à liberdade de expressão
Mediadora: Profa. Elane Abreu (UFCA)
Debatedores:
Raimundo Nonato de Lima (UFC)
Professor do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará, possui Mestrado em Linguística pela mesma instituição. Em maio de 2022 foi afastado da direção da Rádio Universitária da UFC após 15 anos no cargo.
Filipe Roloff (Nubanc e Ponte)
Educador, Estrategista e consultor em Diversidade e Inclusão na PONTE: Educação para a Diversidade, é Mestrando em Design Estratégico e Inovação Social e graduado em Comércio Exterior, ambos pela Unisinos. Atual Coordenador de Diversidade e Inclusão de Aprendizagem do Nubank, possui experiência de 10 anos em Diversidade e Inclusão Corporativa. Atua também como professor do primeiro MBA de Diversidade e Inclusão em Contexto Corporativo no Brasil, na Salle Business School. Na VI Semana de Jornalismo do Cariri vai abordar a questão da inclusão e o poder da diversidade na reconexão social.
SEXTA-FEIRA, 21 DE OUTUBRO
Mesa: Papel e Atuação da Imprensa no Processo Eleitoral
Mediador: Prof. Tiago Coutinho
Debatedores:
Fabiana Moraes (UFPE e The Intercept)
Jornalista, professora na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), colunista no The Intercept e conselheira na Agência Pública. É vencedora de três prêmios Esso, recebeu ainda o Prêmio Petrobrás de Jornalismo. Tem seis livros publicados e o mais recente e que será lançado aqui na UFCA é o A pauta é uma Arma de Combate
Luan de Alencar Maciel (Budejo Podcast)
Advogado, editor, produtor e apresentador do Budejo Podcast, programa semanal sobre cultura nordestina, gravado no Cariri cearense. Tem experiência no Controle de Qualidade e edição para a produtora Maremoto Podcasts, sendo responsável pela edição e/ou revisão de podcasts da Globosat, Tesouro Direto, B9, entre outros.
Lançamento de livro A pauta é uma arma de Combate [Arquipélago Editorial], de autoria de Fabiana Moraes
Oficinas
Serão 20 vagas para cada oficina
TERCA-FEIRA, 19 DE OUTUBRO
14h às 16h Encontro das revistas Corte Seco e Memórias Kariri. Lançamento do livro Quantas histórias cabem dentro da Tarrafa? de Wesley Vasconcelos.
Local: Em frente ao bloco G
QUARTA-FEIRA, 19 DE OUTUBRO
14h às 16h Sindicalização, legislação e direitos dos jornalistas com Bruna Vieira (SINDJORCE)
Local: Sala E19
QUINTA-FEIRA, 20 DE OUTUBRO
16h às 18h Escritas afetivas jornalismos popular e literário, com Luan Matheus Santanna (UFCA)
Local: Sala E20
SEXTA-FEIRA, 21 DE OUTUBRO
14h às 16h Produção de pauta, com Fabiana Moraes
Local: Sala E20
16h às 18h Curadoria como prática política, com Moacir dos Anjos (FUNDAJ)
Local: Sala E20
Tema: Introdução a aspectos teóricos e práticos do exercício da curadoria em artes visuais. De que maneiras a organização de exposições pode se vincular ao ambiente social e político no qual está inserida ou sobre o qual se debruça? Como as exposições podem impactar nos contextos sociais onde são apresentadas? Curadoria e censura
Moacir dos Anjos é pesquisador e curador de arte contemporânea da Fundação Joaquim Nabuco, no Recife. Foi diretor do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães MAMAM (2001-2006) e pesquisador visitante no centro de pesquisa TrAIN Transnational Art, Identity and Nation, University of the Arts London (2008-2009). Foi curador do pavilhão brasileiro na Bienal de Veneza (2011), curador da Bienal de São Paulo (2010), co-curador da Bienal do Mercosul, PoA (2007) e curador do Panorama da Arte Brasileira, MAM SP (2007). É autor, entre outros, dos livros Local/Global. Arte em Trânsito (2005) e ArteBra Crítica.
Programação Cultural
18 de outubro 18h30
Apresentação cultural com seleção de repertório relacionado à democracia, com o Coral da UFCA
18 a 21 de Outubro Pátio da UFCA
Exposição de fotografias Atos democráticos. Grupo Limbo UFCA, com Elane Abreu
18 a 21 de Outubro Pátio da UFCA
Distribuição de Fanzines. Biblioteca de fanzines. Com Tiago Coutinho e Lígia Rodrigues
Por Yanne Vieira
Miséria.com.br
0 Comentários