Banner - anuncie aqui

Dados do Monitor das Secas

Chuvas de outubro reduziram seca no sul do Ceará


Foto: Reprodução
Em 29/11/2022 às 08:45
Devido à melhora nos indicadores de chuvas, estados da região Nordeste do Brasil apresentaram recuo da seca fraca, entre os destaques encontra-se o sul do Ceará. Os dados são do novo mapa do Monitor das Secas, elaborado nesta semana.

De acordo com o painel, os níveis de seca no Ceará mantiveram-se praticamente estáveis entre os últimos dois meses. Em setembro deste ano, o monitoramento indicou que o estado apresentava 37,7% do seu território com seca fraca. Já em outubro, houve recuo, passando para 32,21%.

A variação se deu, principalmente, no sul do Ceará, devido às chuvas acima da média no último mês. Os impactos esperados, agora são de curto e longo prazo na porção central, de longo prazo no oeste e de curto prazo no restante do território.

Veja:


[caption id="attachment_141066" align="alignnone" width="750"] Foto: Reprodução[/caption]

 

Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), quando o território apresenta seca fraca, esperam-se impactos como veranico de curto prazo diminuindo o plantio, crescimento de culturas ou pastagem, além de alguns déficits hídricos prolongados e pastagens ou culturas não completamente recuperadas.

A seca de curto prazo normalmente atua por 4 meses ou menos, por exemplo, na agricultura, já a seca de longo prazo, normalmente atua por mais de 12 meses com impactos hidrológico e ecológico.

Por Yanne Vieira
Miséria.com.br

Postar um comentário

0 Comentários