Izolda sanciona lei que apoia universalização do tempo integral nas escolas municipais
Governadora Izolda Cela. (Foto: Governo do Ceará/ Divulgação)
A governadora Izolda Cela (sem partido) sancionou nesta sexta-feira (16) a lei que institui a universalização do tempo integral no ensino fundamental em todas as escolas públicas dos 184 municípios cearenses. A lei, já aprovada na Assembleia Legislativa, amplia o Programa de Aprendizagem na Idade Certa e estabelece a jornada prolongada nas redes municipais. A implementação acontecerá progressivamente até 2026, iniciando-se a partir das turmas de 9º ano em 2023.
Mais tempo significa qualificar, com parcerias, o processo educacional das nossas crianças. Isso permite a melhoria do currículo e o apoio que elas precisam para seguir na sequência da escolaridade. Está no tempo da educação básica ter status de prioridade realmente forte e sistêmica. Só teremos a condição de construir um País mais justo se tivermos a base educacional bem feita, com boa escola para as crianças e os jovens, afirmou a governadora.
A secretária estadual da Educação, Eliana Estrela, pontuou que a cooperação entre Estado e municípios contempla desde o apoio na didática em sala de aula até a avaliação dos resultados. A pactuação respeita a autonomia dos municípios, contribuindo para que possam avançar nessa estratégia. Vamos dar apoio técnico, pedagógico e financeiro às redes municipais, sempre de forma colaborativa, explicou.
Para isso, está previsto investimento de R$ 900 milhões, mediante antecipação do recurso do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), nos próximos quatro anos.
Por Rogério Brito
Miséria.com.br
0 Comentários