Banner - anuncie aqui

David Araújo

TSE confirma cassação de vereador de Juazeiro por compra de votos

David Araújp (Foto: Reprodução/
Facebook Câmara de Juazeiro do NOrte)

Em 24/03/2023 às 15:00
O ex-vereador de Juazeiro do Norte, David Araújo (PTB), está oficialmente inelegível por oito anos por prática de abuso de poder econômico e compra de votos nas Eleições de 2020. Nessa quinta-feira (23), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou a cassação do diploma de Araújo, que ainda foi multado em 50 mil UFIRs.

Por unanimidade, o plenário manteve a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), que já havia reconhecido os crimes. Para o relator do caso, ministro Sérgio Banhos, as provas documentais demonstraram a finalidade eleitoreira na entrega de benesses à população.

“O conjunto probatório dos autos configuram o preenchimento dos requisitos das práticas de captação ilícita de sufrágio e abuso de poder econômico com gravidade para afetar a lisura e a normalidade do pleito, inclusive, repito, com a participação direta e indireta do candidato nos atos ilícitos”, apontou o relator, que teve o voto referendado pelos demais ministros.

Em dezembro de 2020, a Polícia Federal (PF) apreendeu uma caderneta com nomes de eleitores no comitê do vereador. Segundo a denúncia do MP Eleitoral, o documento recolhido pelos policiais continha informações sobre a entrega e promessa de benefícios a eleitores, incluindo serviços médicos e fornecimento de óculos.

Os 2.303 votos obtidos por David Araújo foram anulados pela Justiça. Com a retotalização, o PTB – partido de Araújo – perdeu uma cadeira na Câmara de Juazeiro do Norte. A vaga ficou com o PSD, que tinha apenas um assento na Casa.

Até o fechamento desta matéria, a defesa do ex-vereador não se manifestou sobre a decisão do TSE. O texto será atualizado caso o político emita nota de esclarecimento.

 

Por Redação
Miséria.com.br

Postar um comentário

0 Comentários