Banner - anuncie aqui

taxa selic

"Preocupante", afirma Haddad sobre manutenção da taxa básica de juros em 13,75%


Foto: Agência Brasil


O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), comentou ao deixar a sede da pasta nessa quarta-feira (22) o comunicado do Comitê de Política Monetária (Copom) que apontou para manutenção da taxa Selic em 13,75%. Haddad se disse preocupado com o tom utilizado na comunicação, pois, segundo o ministro a margem para uma possível subida da taxa básica de juros da economia não estaria em acordo com os relatórios recentemente divulgados pelo Governo.

Haddad se disse surpreso com a sustentação da taxa em patamar tão elevado, pois, alegou que no mesmo dia o governo publicou informações que apontam que as previsões feitas em janeiro estão se confirmando. “Eu considerei o comunicado preocupante, muito preocupante, porque hoje divulgamos relatório bimestral mostrando que nossas projeções de janeiro estão se confirmando sobre as contas públicas”, disse o titular da Fazenda.

Ao realizar o comentário expresso anteriormente, Haddad afirmou que esse parâmetro já seria uma condição razoável para o Banco Central começar a rever a política econômica, ao invés de mostrar um horizonte de endurecimento.

O ministro ponderou que levará a Campos Neto, presidente do BC, as suas constatações sobre o tom apresentado no comunicado. Contudo, frisou o político, buscando manter um ambiente harmônico. No comunicado enviado ao mercado, o BC justifica a manutenção da taxa Selic a partir de pioras no espectro econômico externo e questões do ambiente interno, como a incerteza sobre o novo arcabouço fiscal.

Por Paulo Junior
Miséria.com.br

Postar um comentário

0 Comentários