Alvo de operação, prefeito de Acopiara é novamente afastado por 180 dias
Prefeitura de Acopiara. (Foto: Divulgação) |
O prefeito de Acopiara, Antônio Almeida Neto (MDB), foi alvo de operação desencadeada nesta quarta-feira (21) com intuito de apurar possíveis crimes de corrupção, fraude em licitações, falsidade ideológica, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Atendendo a pedido do Ministério Público do Ceará (MPCE), o gestor foi afastado do cargo pelo período de 180 dias.
Batizada de Precariados, a operação deflagrada pela Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap) cumpriu 21 mandados de busca e apreensão contra o prefeito, a secretária de Gabinete e os empresários titulares das cooperativas que prestam serviço à prefeitura. Os mandados foram cumpridos em Acopiara, Iguatu e Fortaleza, com apoio da Polícia Civil.
Em buscas realizadas na casa de um sócio das empresas, o MP informou que foram apreendidos documentos, celulares, computadores e aproximadamente R$ 80,7 mil e $US 6,2 mil, além de munição e maconha. A quebra dos sigilos bancário e fiscal dos envolvidos também foi autorizada pela Justiça.
De acordo com o MP estadual, mais de R$ 48 milhões foram transferidos dos cofres públicos para as duas cooperativas. Os contratos foram suspensos pela Justiça devido a indícios de fraudes na gestão dos cooperados. A Justiça, porém, autorizou a contratação dos cooperados pelo município por um prazo de um ano, até que seja realizado concurso público.
Vice-prefeita tomará posse
Com o afastamento de Almeida, a vice-prefeita Ana Patrícia Barbosa tomará posse ainda nesta quarta-feira (21), na Câmara de Vereadores. Ela assume o comando interino da prefeitura pela segunda vez. A prefeita interina, que rompeu a aliança com Almeida, já teria orientado os atuais secretários a pedirem exoneração, sinalizando a nomeação de um novo primeiro escalão.
Por Rogério Brito
Miséria.com.br
0 Comentários