Banner - anuncie aqui

Dignidade Humana

Mobilização nacional da população em situação de rua é realizada em Juazeiro do Norte

Foto: Raiana Lucas


No Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua, 19 de agosto, o Movimento População de Rua realizou ações na Praça Nelson Gonçalves, conhecida popularmente como Praça da Rodoviária. Este dia é alusivo ao evento ocorrido no ano de 2004, na Praça da Sé em São Paulo, onde 07 pessoas em situação de rua foram assassinadas e 08 foram feridas gravemente. Esse evento ficou conhecido como Massacre da Sé.

A mobilização nacional surge combater o preconceito, discriminação e as violações dos direitos humanos das pessoas em situação de rua. Reivindica ainda políticas públicas efetivas que atendam as necessidades da população e que promovam à dignidade humana. Em Juazeiro do Norte, foram realizadas rodas de conversa, apresentações musicais, de peça de teatro e uma ceia, como culminância do dia. Os presentes receberam ainda atendimento de saúde por meio de uma equipe multiprofissional.

Segundo Josmacelmo Geraldo, Coordenador Municipal do movimento em Juazeiro do Norte, a praça foi escolhida de forma estratégica, por ser um ponto muito criticado pela sociedade nos últimos dias. É uma ação para dar visibilidade a essas pessoas. São pessoas que precisam muito de apoio, carinho e de ter pessoas que os ajude, disse o coordenador. A ação contou com o apoio da Prefeitura de Juazeiro do Norte, através do Consultório na Rua e o Centro Profissionalizante ATS.

Em Juazeiro do Norte, esta população, além da assistência ofertada pelo movimento, dispõe de diversos serviços no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), localizado na Av. Dr. Floro Bartolomeu, 1027 A  Juvêncio Santana.

O Consultória na Rua, serviço de atenção primária à saúde para a população em situação de rua, esteve na praça ofertando, mediante equipe multiprofissional, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite, além de encaminhamentos para PSFs e para procedimentos especializados. Isaac Levi, profissional de educação física do consultório na rua de Juazeiro do Norte, destaca que Hoje temos cerca de 250 pessoas em situação de rua cadastradas, e os atendimentos são realizados em parceria com o Centro Pop e nos locais em que eles se encontram. Nosso objetivo é dar dignidade e promover bem-estar.

De acordo com estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), população de rua superou as 281 mil pessoas no Brasil em 2022. Em Juazeiro do Norte, segundo o setor da Proteção Social da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho, cerca de 300 pessoas em situação de rua são atendidas através do Centro Pop. Por dia, o centro atende cerca de 124 pessoas.

Por Raiana Lucas
Miséria.com.br

Postar um comentário

0 Comentários