Jiboia encontrada em residência no Crato é resgatada pela Polícia Militar
O Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), realizou na tarde desse segunda-feira (28), o resgate de uma cobra jiboia de aproximadamente 2 metros. O animal estava em uma residência localizada no distrito Santa Fé, zona rural da cidade do Crato.Assim que acionados, os policiais militares se deslocaram ao local informado. Ao chegar na residência, o réptil foi capturado de forma segura pelos PMs, e em seguida encaminhado à ONG BiodiverSe, parceira da PMCE. O animal passará por uma triagem, e em seguida será devolvido ao seu habitat natural, em uma área de mata do município.
A PMCE diz que em casos semelhantes não é recomendado se aproximar ou interagir com o animal. O Tenente Rodrigo Barbosa do BPMA orienta que "A primeira coisa a se fazer é ligar para os profissionais responsáveis e treinados para realizar a captura, seja através do 190 da Polícia Militar ou 193 do Corpo de Bombeiros, ou ainda para o Batalhão de Polícia do Meio Ambiente, através do 2141-9956.", e pede que as dicas de prevenção sobre resgate de animais sejam compartilhadas.
Confira outras dicas de prevenção:
1. Mantenha distância e observe. Evite se aproximar ou interagir com o animal, pois isso pode causar estresse e comportamentos agressivos.
2. Contate o Corpo de Bombeiros: ao avistar um animal silvestre em uma situação de risco ou que possa representar perigo para a comunidade, entre em contato com o Corpo de Bombeiros Militar ou órgãos de proteção ambiental. Eles têm equipes treinadas para lidar com resgates seguros.
3. Evite alimentar animais silvestres: isso pode incentivar sua presença em áreas urbanas e pode levá-los a se aproximar de residências em busca de comida, causando conflitos e situações perigosas para ambas as partes.
4. Mantenha seu ambiente seguro: verifique se a sua residência possui aberturas e rachaduras que podem servir de acesso para animais silvestres, como cobras. Mantenha portas e janelas bem fechadas, principalmente em áreas próximas a terrenos baldios ou áreas verdes.
5. Conscientize a comunidade: incentive seus vizinhos a adotar práticas de prevenção e respeito aos animais, evitando atitudes que possam colocar em risco tanto os animais quanto os moradores.
Veja imagens do animal resgatado:
[embed]https://youtube.com/shorts/6zgWr6wonfQ?feature=share[/embed]
Por Raiana Lucas
Miséria.com.br
0 Comentários