Banner - anuncie aqui

Reajuste de preço

 Petrobras eleva preço do diesel em 25,8% e o da gasolina em 16,3%

(Reuters) - A Petrobras (BVMF:PETR4) anunciou nesta terça-feira um aumento de 16,3% nos preços médios da gasolina e de 25,8% nos do diesel vendidos a distribuidoras, a partir de quarta-feira, depois de integrantes do setor protestarem que os valores estavam defasados em relação ao mercado internacional, após uma alta das cotações do petróleo.

O preço médio da gasolina foi elevado em 0,41 real por litro, a 2,93 reais por litro. Já o diesel foi elevado em 0,78 real por litro, a 3,80 reais por litro.

A Petrobras disse que no ano a variação acumulada do preço de venda de gasolina A para as distribuidoras é uma redução de 0,15 real por litro, enquanto no diesel ainda há uma queda acumulada de 0,69 real/litro.

A companhia observou que a implementação da estratégia comercial, em substituição à política de preços anterior, incorporou parâmetros que refletem as melhores condições de refino e logística da Petrobras na sua precificação.

"Em um primeiro momento, isso permitiu que a empresa reduzisse seus preços de gasolina e diesel e, nas últimas semanas, mitigasse os efeitos da volatilidade e da alta abrupta dos preços externos, propiciando período de estabilidade de preços aos seus clientes", afirmou em nota.

A empresa disse que "a consolidação dos preços de petróleo em outro patamar, e estando a Petrobras no limite da sua otimização operacional, incluindo a realização de importações complementares, torna necessário realizar ajustes de preços para ambos os combustíveis, dentro dos parâmetros da estratégia comercial".

Uma vez que o Brasil não é autossuficiente em derivados de petróleo, os preços precisam estar em equilíbrio para não inviabilizar importações de terceiros.

(Por Letícia Fucuchima e Roberto Samora)

Postar um comentário

0 Comentários