Banner - anuncie aqui

BUSCANDO DESAPARECIDOS

Pefoce do Cariri em Juazeiro participa da mobilização por busca de desaparecidos

Foto: Reprodução

O Núcleo da Perícia Forense do Ceará (Pefoce) no Cariri participa da Mobilização de Identificação de Pessoas Desaparecidas promovida pelo Ministério da Justiça. Ele funciona na Avenida Tenente Raimundo Rocha (Planalto) em Juazeiro e está colhendo material genético no horário das 8 às 17 horas. A supervisora da Pefoce no Cariri, Germana Brito, até disponibilizou o telefone do núcleo (3571.7018) para fornecer maiores explicações.

Ela lembrou que, no mês de agosto, ocorre o enfrentamento e buscas por pessoas desaparecidas em todo o Brasil e a Campanha Nacional de Desaparecidos termina neste sábado. O esforço é no sentido de mobilizar parentes de pessoas desaparecidas a fazerem cadastro genético a partir da coleta de material para exame de DNA e o Cariri é parte desse movimento. Basta comparecer à Pefoce levando um BO (Boletim de Ocorrência) sobre o desaparecimento e documentos de quem vai coletar.

A mesma explica que, de preferência, deve ser parente em primeiro grau do desaparecido independente do tempo de desaparecimento com coletas até essa sexta-feira, dia 30, mas terá continuidade. Quando ao desaparecido, pode ser feita por meio de barbeador que foi seu, cordão umbilical, escova dental, dente de leite e cabelo. De acordo com Germana, o material é processado e comparado com o de pessoas vivas ou falecidas.

Se houver compatibilidade nesse cruzamento feito no banco, a própria direção da Pefoce se encarrega de entrar em contato com a família. Do contrário, os perfis genéticos seguem no banco para comparações futuras. Segundo Germana, cerca de 500 familiares de pessoas desaparecidas no Ceará já fazem parte do cadastrado e o nosso estado é o quarto colocado em número de cruzamentos já tendo, desde 2001, localizado 47 pessoas desaparecidas.

Por Demontier Tenório
Miséria.com.br

Postar um comentário

0 Comentários