Banner - anuncie aqui

Mandatos cassados

Juazeiro do Norte: Justiça Eleitoral cassa mandatos de três vereadores por fraude na cota de gênero


Uma decisão da Justiça Eleitoral movimentou os bastidores da política em Juazeiro do Norte nesta quarta-feira (10). O juiz Gustavo Henrique Cardoso Cavalcante, da 28ª Zona Eleitoral, determinou a cassação dos mandatos de três vereadores da cidade, após constatar fraude na cota de gênero nas eleições municipais de 2024.

Os parlamentares afetados são Lukão (PSDB), Badú (Mobiliza) e Boaz das Rotatórias (PL). De acordo com a sentença, os partidos aos quais eles pertencem teriam lançado candidaturas femininas fictícias, apenas para cumprir a exigência legal de 30% de mulheres entre os candidatos.

A ação foi movida pelo Diretório Municipal do PSB, que apontou uma série de indícios de irregularidade: mulheres registradas como candidatas, mas que não fizeram campanha, obtiveram votações irrisórias e, em alguns casos, nem demonstraram interesse ou preparo para o cargo.

A decisão ainda não é definitiva e cabe recurso junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). Enquanto isso, o clima é de expectativa nos corredores da Câmara Municipal e entre os eleitores, que aguardam os próximos capítulos desse desdobramento jurídico e político.

Postar um comentário

0 Comentários