Putin anuncia cessar-fogo de 30h na guerra contra a Ucrânia
![]() |
Foto: Reprodução |
– Guiado por considerações humanitárias, a parte russa anuncia uma trégua de Páscoa a partir das 18h deste sábado até a meia-noite de domingo para segunda-feira – disse Putin.
A declaração foi dada durante uma reunião com o chefe do Estado-Maior, Valery Gerasimov, segundo informou o Kremlin em seu canal no Telegram.
Putin, que se diz cristão, acrescentou:
– Ordeno a cessação de todas as ações militares durante este período. Presumo que o lado ucraniano seguirá nosso exemplo.
Ao mesmo tempo, ressaltou que as tropas russas devem estar “prontas” para “repelir qualquer violação da trégua, provocação ou ação agressiva do inimigo”.
– Nossa decisão sobre uma trégua de Páscoa demonstrará a sinceridade da vontade do regime de Kiev, seu desejo e também sua capacidade de cumprir os acordos e participar das negociações de paz destinadas a eliminar as causas profundas da crise ucraniana – declarou.
A este respeito, destacou que Kiev violou mais de 100 vezes a trégua energética de 30 dias que Moscou declarou unilateralmente em 18 de março, à qual a Ucrânia aderiu uma semana depois por meio da mediação dos Estados Unidos.
Putin também enfatizou que a Rússia “sempre” esteve disposta a participar de negociações de paz e saudou os esforços do presidente americano, Donald Trump, assim como do líder chinês, Xi Jinping, e dos países do BRICS, que “apoiam uma solução pacífica e justa para a crise ucraniana”.
O presidente russo, que deve comparecer esta noite à vigília de Páscoa na Catedral de Cristo Salvador, em Moscou, fez este anúncio depois que Trump emitiu um ultimato, alertando que, se não houvesse progresso nas negociações com os russos e ucranianos em “questão de dias”, Washington poderia abandonar o processo de paz na Ucrânia.
*Com informações da Agência EFE
0 Comentários